Sexta é dia de quê? Post inclusivo! Fiquei tão contente com a repercussão do meu post sobre casa adaptada aqui no blog (se você não leu, clique aqui) que resolvi trazer mais um pouquinho desse mundo tão comum a mim, mas tão desconhecido para a maioria das pessoas.

Hoje vou falar de um assunto que muita gente me questiona: a atividade física. As pessoas têm uma ideia errada sobre o que é ser Portador de Necessidades Especiais, e acham que por ter alguma limitação estamos fadados a depender de terceiros para o resto de nossas vidas. Bem, deixa eu lhe contar um segredinho: não é bem assim que as coisas funcionam! Podemos fazer de tudo, desde que tenhamos as devidas condições e o auxílio necessário.

Como prova do que estou dizendo, resolvi listar para vocês 5 benefícios da atividade física para um Portador de Necessidades Especiais e também 5 esportes adequados para cada tipo de limitação. Vem ver:

5 BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.


1. ESTIMULA A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA; O primeiro benefício é, provavelmente, o mais desejado por quem possui algum tipo de limitação: tornar-se independente. Incluir a prática de exercícios físicos na rotina do PNE pode auxiliar para que isso aconteça, pois durante a execução dos mesmos o paciente será capaz de conhecer e testar seu próprio corpo. Descobrindo seus limites.

2. MELHORA A SOCIALIZAÇÃO COM OUTROS GRUPOS; Outro ponto muito positivo e essencial na vida de um PNE é a interação social com outros grupos de pessoas, sejam elas do mesmo ciclo ou não. A prática de atividades físicas - especialmente os esportes coletivos - podem proporcionar isso.

3. MELHORA A AUTO-VALORIZAÇÃO, A AUTO-ESTIMA E A AUTO-IMAGEM; Que atire a primeira pedra quem não gosta de se sentir bem consigo mesmo. Assim como acontece com a maioria das pessoas, a prática de atividade física voltada para Portadores de Necessidades Especiais, promove o bem-estar e o aumento da auto-estima. Deixamos de nos enxergar como "pessoas dependentes" e passamos a ter uma maior confiança em nós mesmos e naquilo que estamos fazendo.

4. MELHORIA DAS FUNÇÕES ORGANO-FUNCIONAIS; Além das melhorias físicas aparentes os exercícios físicos podem proporcionar também melhorias nas funções do organismo - aparelho circulatório, respiratório, digestivo, 

5. MELHORIA NA FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULAR GLOBAL; Por experiência própria afirmo que depois de ter voltado aos treinos me sinto muito mais forte e resistente para realizar determinadas tarefas. Isso também tem me proporcionado uma confiança em mim mesma que até pouco tempo atrás eu achava ser inexistente.


• 5 ESPORTES ADEQUADOS PARA CADA TIPO DE LIMITAÇÃO

É importante ressaltar aqui que quando me refiro à atividades físicas não falo apenas da pratica de exercícios em academias ou estúdios especializados, mas também dos esportes de modo geral. Logo abaixo apresento 5 opções que podem ser adaptadas para a prática com Portadores de Necessidades Especiais:


1. BASQUETEBOL SOBRE RODAS; Este é um jogo onde os participantes são paraplégicos, amputados e atletas com poliomielite. O regulamento segue o mesmo padrão do jogo convencional, porém com algumas adaptações.

2. BOCHA; Um jogo antigo, que foi perfeitamente adaptado para jogadores com paralisia cerebral.

3. ESGRIMA; Praticados por atletas em cadeira de rodas, amputados e paralisados cerebrais.

4. NATAÇÃO; Divide-se em dois grupos de participantes: o grupo de competidores com deficiência visual, e outro com deficiência (limitação) física. As regras neste caso não sofrem adaptações.

5. TÊNIS DE MESA; Idêntico ao tênis de mesa convencional, tem como atletas pessoas com limitações físicas. Nas categorias masculina e feminina, individual ou em equipe. Joga-se de pé ou em cadeira de rodas.


Lembrando que esses são apenas alguns exemplos dentro de uma imensa variedade do que pode ser feito para auxiliar os PNE's na busca pela tão sonhada independência. Lá no meu instagram tenho feito algumas postagens sobre a minha rotina diária de exercícios adaptados. Inspire-se!


80 Comentários

  1. Nossa! Adorei saber mais sobre esse assunto! Eu não sei como é estar em uma cadeira de rodas, mas acredito que muita gente seja "ignorante" sabe? Digo na parte de pensar, acho que pra uma pessoa que hoje está andando e semana que vem acaba em uma cadeira de roda a aceitação dessa pessoa deve ser difícil, onde eu acho que a pessoa acha que "já não presta pra nada" e "não vai fazer nada". Vocês são guerreiros de 2 rodas ❤️

    ResponderExcluir
  2. Pois é Dary, isso não acontece apenas com quem é cadeirante. Mas também com quem possui qualquer outro tipo de limitação (como é o meu caso, não sou cadeirante, mas possuo limitação nos membros inferiores). Ainda sim, tô firme e forte nos exercícios diariamente.

    E ainda acredito que as pessoas um dia, irão mudar sua forma de ver como somos. E vão compreender que a limitação na realidade não é um empecilho, mas um estimulo para progredirmos e nos tornarmos uma versão melhor de nós mesmos.

    Agradeço sua visita! Beijinhos e volte sempre <3

    ResponderExcluir
  3. Atividade física é maravilhoso para todos nós né,realmente muita gente pensa que estar em cadeiras de rodas tem limitações mas não eu penso assim se o cadeirante se sente bem e gosta vá em frente...isso ai continue assim!!
    adorei o seu blog
    vou te seguir tbm
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kethy, as únicas coisas das quais precisamos é foco e força de vontade :)
      Obrigada pela visitinha, volte sempre ♥

      Excluir
  4. Muito legal o seu post! Por favor, faça mais assim! Acredito que poderá ajudar muita gente com necessidades especiais, e também a desmistificar vários assuntos relacionados!
    Super beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Dani.
      São comentários como o seu que me motivam a continuar escrevendo sobre o tema.
      Obrigada pelo feedback e pela visita!
      Volte sempre ♥

      Excluir
  5. Oi Thayama! Que coisa mais legal você compartilhar tal conteúdo com a gente! É importante esse tipo de informação! Eu por exemplo não sabia de certas coisas! Muito bacana mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, venho buscando compartilhar mais desse assunto com vocês por ser um tema carente na blogosfera e por ser algo que vivo diariamente.
      E ver o feedback positivo toda vez que falo do assunto me motiva cada vez mais a escrever conteúdos assim ♥

      Excluir
  6. Olá, Thayama. Gostei do post e obrigado por me mostrar coisas que não sabia. Enfim, eu acho essa coisa do PNE ser muito dependente um saco. Conheço pessoas próximas a mim que se limitam e me irrita. A pessoa acha que morreu por ter perdido uma perna, ou já ter nascido assim. A única coisa que me diferencia delas, é uma cadeira, etc... mas o que prevalece é a vontade. Eu mesmo nunca vi um cadeirante ir a academia e achei engraçado isso no seu post. Mas super apoio a conscientização. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jalysson,
      Fico feliz que tenha gostado do post e que tenha conseguido lhe apresentar algo novo. Obrigada pela visita e volte sempre! :)

      Excluir
  7. Muito bom o seu post, e insentivador, adorei a sua ideia, e realmente vai ajudar muitas pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Bru, volte sempre ♥

      Excluir
  8. Thayama os exercícios físicos são ótimos para todas pessoas, gostei muito do seu post falando sobre esse assunto que é importante, exercícios fazem muito bem para as pessoas com necessidade especiais, muito bons os benefícios da atividade física, Thayama bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post, Lu.
      Obrigada pelo carinho, volte sempre ♥

      Excluir
  9. Adorei o post! Infelizmente, as pessoas que possuem deficiência muitas vezes se sentem desmotivadas a se cuidar, e posts assim, mostrando-as os benefícios disso, sem dúvidas as ajuda muito! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é essa mesmo Laura, ajudar, sempre!
      Fico feliz que tenha gostado do post, volte sempre viu?
      Beijos ♥

      Excluir
  10. Amei o post! Realmente, fico encantada quando vejo que pessoas que possuem alguma deficiência superam seus limites e enfrentam a vida, enquanto nós que temos uma boa saúde na maioria das vezes, temos preguiça. Chega a ser vergonhoso não é mesmo? Levantemos as taças e brindemos por esse heróis guerreiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn
      Fico muito feliz em saber que gostou do post Tati. Isso me anima de escrever, pesquisar e expor mais da minha experiência no assunto por aqui!
      Obrigada por sua visitinha, volte sempre ♥

      Excluir
  11. adorei o post, exercicios é bom pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Paula, fico feliz com isso, obrigada por sua visita. Volte sempre ♥

      Excluir
  12. Que post motivador! Que você continue motivando a todos nós com sua força de vontade.As pessoas que estão em cadeiras de rodas ou até mesmo com outra limitação precisam deste incentivo! Sei que não é fácil, pois meu pai era cadeirante e ele não tinha muita motivação.Mas acredito que faltou ele ter estímulo e incentivo de quem passava o mesmo que ele! Continue a incentivar! É importante demais e faz muita diferença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vany, não sabe como ler seu comentário me deixa feliz!
      O meu propósito com o blog é principalmente abordar assuntos como este, que faz parte do meu cotidiano, que eu sei que muitas outras pessoas passam pelo mesmo (ou como no seu caso, convivem com quem passa) e que pouco conhecem as possibilidades que esse mundo oferece! Talvez por não querer, ou por falta de informação e conteúdo relacionado.

      Muito obrigada por sua visita, e pelo seu feedback. Com certeza continuarei produzindo conteúdos assim, graças à esse incentivo!

      Beijos.

      Excluir
  13. Atividade física deveria fazer parte da vida de todo nós!!!! Além de fazer bem para o corpo com certeza faz para mente também, post de utilidade pública!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em número, gênero e grau Cíntia ♥

      Excluir
  14. Que máximo, isso é ótimo, fazem eles se sentirem bem e a gente também, afinal, são pessoas assim como nós.
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Kassia, a ideia é sempre somar, incluir e nunca excluir! :)

      Excluir
  15. Sou cadeirante e sei bem como atividade física faz bem pra nós que tendo alguma necessidade especial, faço academia diariamente e quando fico sem fazer sinto um desconforto terrivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é Babi.
      Não sou cadeirante mas tenho limitação nos membros inferiores, também fico super incomodada quando perco um dia de academia. #tenso

      Obrigada pela visita, volte sempre ♥

      Excluir
  16. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Cristóvão :)
      Estou seguindo também.
      Obrigada pela visita, volte sempre ♥

      Excluir
  17. Olá!
    Adorei saber mais sobre este assunto, pois raramente leio algo a respeito dessas atividades para quem tem algum tipo de limitação. Eu amo atividades físicas, embora tenho feito poucas, pois não tido tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz que tenha gostado, agradeço sua visitinha :)
      Volte sempre ♥

      Excluir
  18. Oi
    Parabéns pelo post 👏
    Praticar esportes é linda e faz muito bem a saúde e so traz benefícios 😉
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Que incrível isso né? inclusão é uma coisa que precisamos muito mais no mundo. O esporte proporciona isso, muitas pessoas acham que portadores de necessidades especiais são limitados e não são, conheci pessoas que venceram todos os seus limites através do esporte e isso me inspira. Amei o seu post, parabéns por essa iniciativa tão linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Duda, só se limita quem quer.
      Fico feliz que tenha gostado do post, obrigada por sua visitinha e volte sempre ♥

      Excluir
  20. Adorei a postagem, inclusão é essencial!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stéfani,
      fico feliz que tenha gostado do post.
      Obrigada pela visitinha, volte sempre ♥

      Excluir
  21. ooi vc me tirou bastante duvidas sobre esse assunto amei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Jura? Fico feliz em saber disso, espero receber sua visitinha aqui mais vezes ♥
      Beijos!

      Excluir
  22. Parabens pelo post, um assunto que todos devem ler. Esporte é bom para todos, ajuda muito na saúde.Na minha opinião tem muitos portadores de necessidades especiais que dão de 10 a 0 em pessoas que nao tem deficiência.

    ResponderExcluir
  23. Olá.

    Bom, eu gostei do post e me fez lembrar da epoca que eu fazia academia. No começo foi bem cansativo e dolorido, se é que me entende, mas com o tempo acostumei. Nunca fiz para ficar com o corpo escultural e tal, apenas por fazer, mas infelizmente tive que parar por falta de dinheiro e tempo.

    Seu post me bateu aquela saudade. Preciso voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha sido útil a você de alguma forma. Muito obrigada pela sua visita, volte sempre ♥

      Excluir
  24. Verdade conheço pessoas com necessidades especiais e é super importante para elas , para o desenvolvimento de tudo é pra cada tipo tem uma forma diferente pra exercícios.

    ResponderExcluir
  25. Que publicação tão bonita e inspiradora! Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Realmente atividade física é muito importante, não só para os deficientes físicos mas para todos nó, claro que para eles é essencial, mas é muito importante a pessoa não se tornar sedentária.

    ResponderExcluir
  27. Gostei bastante desse post, super informativo e motivador. A atividade física, para todos, traz sempre energia, disposição e mais saúde.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada por sua visita, volte sempre ♥

      Excluir
  28. Nossa muito interessante, a atividade física sempre é bom. Faz muito bem para nossa saúde.

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    é muito importante de atividades que todos PNE, é muito bom de usar, faz bem para saúde. Adorei o sobre.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita, volte sempre ♥

      Excluir
  30. Adorei o post! Tema quase nao é abordado. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, volte sempre ♥

      Excluir
  31. Muito legal seu post vou repassar a meus conhecidos.

    ResponderExcluir
  32. Que interessante seu post, as vezes o que parece se passar uma certa "dependência", mas quanto as atividades físicas ajudam muito na auto valorização e de fato impressiona muito também. Parabéns pela matéria. Beijos

    ResponderExcluir
  33. Muito bacana sua postagem , realmente é muitíssimo importante e depois pode até participar dessas modalidades esportivas que também faz muito bem !

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :D
      Obrigada pela visita, volte sempre ♥

      Excluir
  34. Olá, parabéns pelo belo post, realmente atividade é muito importante para todos!

    Bjs Jany

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi
    Amei seu post muito bem feito,o tema é melhor ainda
    A atividade física é sempre bem vinda,ainda mais para quem precisa né verdade trás um ótimo benefícios para saúde,parabéns pelo post,estou te seguindo para ficar por dentro de tudo beijinhos.

    ResponderExcluir
  36. Olá <3
    Que post legal ,a atividade física é muito importante e achei bem interessante você trazer isso aqui no seu blog <3 Vou indicar esse post para um primo meu .

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivia,
      Fico feliz de saber que gostou e que irá indicar o blog.
      Espero receber sua visita mais vezes.
      Beijos!

      Excluir
  37. Oi!
    Muito bacana seu post!
    É de se pensar que eles também necessitem de atividades físicas, afinal ela faz bem pra todo mundo que a pratica, não é mesmo?
    Além de que eles podem fazer mais amigos nos lugares 'públicos' e evitar assim a depressão de se isolar em casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Sabrina, a ideia dos exercícios físicos não está apenas em exercitar o corpo, mas também o convívio social. :)

      Obrigada por sua visita, volte sempre ♥

      Excluir
  38. Quanto amor! E quanta lindeza nessa iniciativa de post inclusivo!
    Eu sabia dos benefícios da atividade física para deficientes físicos.
    Estudei sobre isso em Psicologia do esporte.
    Amei ver esse assunto por aqui!
    Parabéns! Um beijão e sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Eliziane.
      Volte sempre ♥

      Excluir
  39. Amei a sua iniciativa em parar sobre o assunto, pois quase não se vê isso por aqui. Seu blog é o primeiro que vejo abordar tal assunto. Parabéns mesmo! E seu post está muito legal. Exercícios são essenciais para qualquer pessoa ficar bem consigo mesma. Beijos! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen!
      Fico feliz que tenha gostado do post e espero que possa voltar sempre ao blog.
      Beijos.

      Excluir
  40. Atividade física é bom para todos! Amei teu post! Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  41. Acho bacana esse tipo de post, pois mostra que a inclusão é claramente possível! Atividades Físicas são sempre boas pra todos né ? Ótimo post. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito possível Danda, basta que a sociedade e governo queiram que isso aconteça, já que não depende exclusivamente do PNE para dar certo né? :)
      Fico feliz que tenha gostado e espero que volte mais vezes, beijos.

      Excluir