Hoje resolvi falar de um assunto bem diferente aqui no blog: acessibilidade aplicada em casa. Como tornar a vida de um PNE (Portador de Necessidades Especiais) um pouco menos complicada no ambiente familiar? 

Não é muito comum vermos blogs falando sobre isso - a menos que seja um blog voltado para o tema como é o caso do Casa Adaptada por exemplo - mas, acho que toda informação é válida e deve ser compartilhada, uma vez que essa é uma dúvida faz parte da realidade de muita gente, incluindo a minha. (vale ressaltar que, por PNE, me refiro à  todas as pessoas com algum tipo de limitação. Seja ela qual for).

Uma das minhas maiores vontades na vida é ter um cantinho para chamar de meu, planejado todinho para mim, do jeitinho que eu imagino. Mas, sei que isso exige muito trabalho e empenho, principalmente se considerarmos o fato de que além de ser do jeitinho que eu quero, ele precisará atender as minhas necessidades e facilitar minha rotina diária.

Pensando nisso, vira e mexe pesquiso imagens e ideias inspiradoras internet a fora. E vou falar, encontro cada uma mais linda que a outra, e mesmo que não fosse uma PNE investiria sem medo.


1. BANHEIRO


Quando se fala em uma casa adaptada - seja para um PNE, um idoso ou qualquer outra pessoa - um dos primeiros cômodos a ser pensado é o banheiro. Principalmente pelo fator segurança. As ideias que eu encontrei para esse cômodo, além de muito bonitas e funcionais passam a ideia de segurança e independência que tanto queremos. Olha só:






2 - COZINHA

Eu não sou expert na arte de cozinhar, para ser sincera comecei a aprender e me aventurar à beira do fogão não faz muito tempo e isso só aconteceu graças ao incentivo do meu namorado, que ao contrário de muitos, não tem um pingo de dó e me faz colocar a mão na massa MESMO. Desde então a cozinha se tornou um dos meus lugares preferidos da casa. Me digam se essas adaptações não são um luxo? 






3 - SALA

A sala é um dos poucos espaços comuns de uma casa, o lugar onde recebemos os amigos, assistimos um bom filme, lemos um livro ou fazemos qualquer outra coisa que quisermos. Mas também para muita gente pode ser um dos cômodos menos habitados no dia a dia, o que não a exclui de ser adaptada assim como os espaços anteriores (aposto que depois de ver as sugestões, a sala será o seu lugar favorito da casa para passar tempo!).







4 - QUARTO

Chegamos enfim ao quarto, o lugar onde provavelmente metade das pessoas (sendo um PNE ou não) passa a maior parte do tempo. Vejam quanto amor pode haver num só espaço mesmo quando ele é adaptado.




Lembrando que escolhi apenas os principais espaços, para não deixar o post muito extenso, mas, as adaptações podem ser realizadas em qualquer lugar. Basta usar a criatividade. Sensacional, não? Quero fazer todas! E vocês, quais as suas preferidas? Me deixem saber.



55 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Acho que o seu texto deveria ser muito divulgado porque as pessoas têm uma ideia errada de que banheiros adaptados são feios, mas esses, além de lindos, são funcionais e práticos, adorei, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camille!
      Fico feliz que tenha gostado do post. Também acho que muita gente têm uma ideia deturpada sobre casas adaptadas, se souber como, onde e com quem fazer, pode acabar sendo um charme a mais pro ambiente, rs.

      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Excluir
  2. Oii, que post lindo!! Sou designer de interiores, durante a faculdade fiz trabalhos sobre esse tema e acho super importante divulgar para todos que ambientes podem sim ser liiindos também. Está de parabéns pelo post, amei!!

    Ameei as dicas de cozinhas que você colocou, com bancadas vazadas em baixo, mas também com armários.

    Sucesso, você vai conseguir ter a sua casa liinda sim, beijoos! http://www.croquiebeaute.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anny, obrigada pela visita. Volte sempre!

      Excluir
  3. Amei todas essas ideias, mas as de banheiro achei as mais criativas ;) poucos blogs falam sobre isso mesmo, na verdade, nunca tinha visto nenhum ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os banheiros são lindos mesmo, Andressa. As minhas favoritas são as da cozinha :B

      Excluir
  4. Todos as inspirações de espaços são lindas. Espaços seguros, fluidos, bem decorados e funcionais. O banheiro surpreende mais porque fica super clean e espaçoso mesmo com as adaptações. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fabi!
      Verdade, todo mundo tem falado bastante dos banheiros. Talvez por ser o espaço que aparentemente oferece mais "perigos" e assim acabe precisando de mais atenção. E consequentemente acaba sendo o mais transformado entre todos.

      Excluir
  5. Nossa! Parabéns!! É a primeira vez que vejo alguém nesse meio de blog se preocupar em publicar isso. Foi sensacional sua iniciativa

    ResponderExcluir
  6. Olá! Achei seu post sensacional!!!! Gostaria que outros blogs tivessem essa iniciativa de postar coisas que facilitem a vida de todos sem exceção! Achei super original, e é bem instrutivo, ainda mais porque estamos fazendo isso para onde minha avó mora, que já é bem idosa e tem dificuldades de locomoção
    Parabéns pelo post!

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Ina, e espero que as dicas ajudem na hora de fazer as modificações no cantinho da sua vovó. Depois que estiver tudo pronto passa aqui pra me contar / mostrar como ficou, combinado? :)

      Excluir
  7. Olá,
    Todos as inspirações de espaço são realmente muito linda! Adorei de verdade <3
    Só fico um pouco triste que algumas inspirações não dariam certo para os PNEs que não possuem uma situação financeira boa para tais modificações, aí, infelizmente estes precisam fazer do jeito que podem :c O que é muito triste.. Eles merecem o melhor conforto possível...
    Achei legal você dividir isso com a gente, principalmente para aqueles que pensam que as pessoas com necessidades não precisam de conforto.

    Beijinhos adocicados <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jéssica, infelizmente, assim como muitos outros grupos os PNEs em sua maioria por não possuírem condições, acabam sendo deixados de lado com relação aos cuidados e outras coisas. Mas, fazendo um post como esse, espero ser capaz de ajudar ao menos um pouquinho a transformar essa realidade tão dura e difícil para muitos!

      Agradeço a sua visita e espero que volte sempre.

      Excluir
  8. Olá!
    Sinceramente estou babando por essas fotos, mesmo entendendo pouco de decorações haha e essas adaptações, além de úteis, deixaram os ambientes mais bonitos, né? Precisam tornar esse assunto mais popular, para que mais PNEs tenham acesso á tais coisas <3

    E adorei o blog! Já estou seguindo para acompanhar :D

    Abraço!
    https://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio!
      Fico feliz que tenha gostado do post. Também estou seguindo seu blog.
      Obrigada pela visita e volte sempre! Beijos.

      Excluir
  9. Olá! Gostei muito do post mas infelizmente o preço para transformar uma casa é absurdo. Falo isso pois tenho um irmão que é especial, e sempre tentamos fazer o possível para melhorar a vida dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!
      Concordo contigo, infelizmente há uma linha tênue entre o querer e o poder nesse sentido, infelizmente, nem todos tem as condições para estar fazendo as modificações que precisam e merecem. E até mesmo quando tem, o que era para ser um agente facilitador, acaba se tornando um transtorno, tamanho é o trabalho para conseguir rs. Mas de qualquer maneira espero que tenha gostado do post :)

      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  10. Olá :) Sabe que nunca tinha visto nenhum post deste género? Mas gostei muito! Lindas inspirações mesmo e espaços muito bem decorados. É pena é que, como alguém disse acima, nem toda a gente tenha possibilidade para criar espaços assim, além de amplos, adaptados à sua condição...
    Beijos!

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bea,
      fico feliz que tenha gostado do post.
      Obrigada pela visita e volte sempre! ♥

      Excluir
  11. Olá, boa noite.
    Fiquei encantada com esse seu post de utilidade pública. Adorei a mistura da acessibilidade unida com a beleza e qualidade. Parabéns.
    Abraços,
    Uiara Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Uiara!
      Fico feliz que tenha gostado do post.
      Obrigada pela visita e volte sempre ♥

      Excluir
  12. Post de grande utilidade!
    Eu achei super bacana você compartilhar isso, sério! Como a colega mesma comentou, existem pessoas que jugam que lugares adaptados são feios, mas com esse post elas mudariam de opinião com certeza! Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ah, moça, eu adorei o post, de verdade! Tanto pela escolha da temática como a forma de trata-la!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Menina, adorei suas dicas e achei tudo muito lindo!
    Seria muito bom que muitas pessoas pudessem ver este post maravilhoso e de grande utilidade.
    Beijos
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  15. Muito bom e inteligente a ideia do compartilhamento dessas informações. Confesso que não tinha tanta noção assim das necessidades de adaptar a casa de um PNE. Aprendi muito, Thayama. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e que a postagem tenha sido útil Rob.
      Volte sempre

      Excluir
  16. Que lindos as decorações ,amei parabéns pelo post e as dicas.

    ResponderExcluir
  17. Olá,Amei sei post, são poucos que abordam esse tema (na verdade nunca vi) Parabéns pela iniciativa ❤🔝

    ResponderExcluir
  18. Poxa que legal sua postagem Thay, é de grande utilidade as pessoas saberem que podem adaptar os cômodos para levar ainda mais o conforto para os PNE.

    Um beijo para você :*

    ResponderExcluir
  19. Adorei! Sou super a favor da inclusão social. Oferecer acessibilidade e adaptabilidade àqueles que necessitam é uma iniciativa sempre muito bem vinda e necessária. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela iniciativa, Thatiana! É muito importante pensar no bem-estar de todos. Dicas muito úteis para quem têm essas necessidades.

    ResponderExcluir
  21. Que lindo! Tenho um parente com necessidades especiais. Mostrarei o post para ele com certeza. Obrigada por compartilhar. <3
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carol!
      Fico feliz que meu post tenha ajudado de alguma forma e já agradeço por compartilhar.

      Volte sempre ;*

      Excluir
  22. Oi..
    Ah lindo de decoração ,
    é verdade muito importante mesmo, tenho uma prima assim, ficou linda casa dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ideias lindas né Karol? Já estou doida pra fazer em casa haha
      Sério? Que bacana, essas adaptações são uma ajuda e tanto mesmo <3
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  23. Oie, tudo bem? O post ficou muito bem escrito e as dicas muito importantes. Realmente uma PNE precisa que os ambientes estejam adaptados da melhor maneira para que elas se sintam à vontade e em casa. Seria bom se todas as pessoas com necessidades tivessem oportunidade de ter uma casa decorada dessa maneira. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Érika!
      Seja bem vinda e volte sempre ♥

      Excluir
  24. ÓO eu aqui de novo <3 hahaha Postagem maravilhosa!!! Vai conscientizar muuuita gente da importância que é essa mudança referente ao conforto. Sem falar que estão lindas as decorações, principalmente na cozinha *-* Beijocas, ótimo post!

    Sorriso Jovem
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi de novo Hilda!
      Que bom que gostou do post! A ideia é essa mesmo, conscientizar ;)

      Excluir
  25. Salvando tudo no pinterest <3 amei as referencias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Juu!
      Feliz que tenha gostado das ideias :)
      Volte sempre!

      Excluir
  26. Que máximo eu gostei muito da ideia Thay ♥ vai deixar muita gente ligadinhas agora , esse post serve para torno de hoteis né , nunca vi um adptado assim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bru, também nunca vi. E falando como alguém que vive a situação, seria muuuuuuito útil mesmo se os hotéis pensassem nisso rs.

      Excluir
  27. Parabéns pela iniciativa desse post.. é muito interessante ter uma casa adaptada quando existe um cadeirante naquela casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Muito legal o post! Tudo de muito bom gosto e a sua iniciativa de fazer posts deste tipo é louvável. Eu acompanho quando posso a youtuber Vãnia do Rampa com acesso, dá uma passadinha lá, ela cadeirante e um amorzinho de pessoa.
    Seguindo você também, desculpe a demora mas ando muito atarefada.
    bjs
    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir